Que mimo de Geologia 12ºG

Novembro 07 2010

Podemos costatar, até aqui, que a hipotese de Wegener era apoiada por um grande número de dados, nomeadamente geofísicos, geológicos, paleontológicos e paleoclimaticos. A verdade, porém, é que lhe faltava um "motor" responsável pela deriva. Este facto costitui  um dos argumentos em que se baseavam os seus opositores. Deste modo a Teoria da Deriva dos Continentes foi fortemente criticada.

 

                                             

domingos.home.sapo.pt/tect_placas_1.html

 

Alguns cientistas críticos de Wegener defendiam, por exemplo, a existencia remota de pontes intercontinentais, que posteriormente teriam sido erodidas, o que explicaria a semelhança encontrada entre fósseis de continentes distantes.

Algumas condições sociais da época terão sido também responsáveis pela não aceitação da Teoria da Deriva dos Continentes pela comonidade cíentifica, nomeadaente ofacto de Alfred Wegener ser alemão e isso dificultar a comunicaçao e divulgação das suas ideias. A falta de de acessibilidade  e eficiência nos meios  de informação, bem como a pouca frequência de reuniões da comunidade científica dessa época foram outros factores que contribuíram para a enexistência de debate sobre a teoria da deriva continental.  

 

Texto escrito por António e Abel com o auxílio do livro de Geología 12º (Porto Editora)

publicado por tjgeologia às 17:54

O vosso blogue está bastante bom, continuem o vosso trabalho.

P.S: continuem a mudar a imagem de fundo!!
um olhar sobre o mundo a 9 de Novembro de 2010 às 10:40

Neste blog iremos debruçar diversos conteúdos a cerca de estudo no âmbito da disciplina de Geologia no 12º da turma G da Escola Secundaria De Fafe ! Esperemos que gostem e que desfrutam do nosso trabalho realizado que reza a lenda que e magnifico !
Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
26
27

28
30


pesquisar
 
blogs SAPO